SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | CALENDÁRIO 2020

Acessibilidade

12/3 Acessibilidade
Tarde (14h às 18h) e
Noite (19h às 23h)
Local: Quality Hotel Saint Paul
A. José Munia, 500

A capacitação visa oferecer a discussão técnica sobre a principal Norma Técnica da ABNT que aborda as questões de acessibilidade às construções, espaços e objetos que é a NBR9050. Esta Norma está em sua versão 2015 com previsão de ser editada nova revisão e é a principal norma utilizada na elaboração de projetos e execução de obras públicas e de uso coletivo. A obrigatoriedade de atendimento a esta Norma está definida em diversas legislações federais, estaduais e municipais e sua desobediência pode gerar sérios agravamentos para os profissionais arquitetos e urbanistas. Por este motivo, abordar as responsabilidades físicas, sociais, técnicas e éticas do tema, ajudará no atendimento às funções sociais do arquiteto e urbanista, ao mesmo tempo que contribui para a construção de cidades mais acessíveis e urbanisticamente democráticas e justas.

O CAU/SP vem oferecer esta capacitação no intuito de disseminar o conhecimento aos profissionais em um assunto tão necessário e evidente como o da “acessibilidade”.

Aos profissionais arquitetos e urbanistas será oferecida a oportunidade de conhecimento do tema “acessibilidade” de forma técnica e abrangente, discutindo-se as intervenções físicas necessárias na elaboração de projetos e execução de obras realizadas por estes profissionais às luzes das normas técnicas e legislação pertinente. Inclusive, as conseqüências administrativas, legais e criminais pelo descumprimento dos normativos legais, mas também garantindo a apresentação dos assuntos mais comuns e costumeiros de equívocos e descuidos no momento projetual e os detalhes necessários para a justa e correta apresentação dos detalhes e procedimentos.

Módulo I – CONCEITUAÇÃO, LEGISLAÇÃO E NORMAS

  1. Leis e Decretos Federais

  2. Normas Técnicas da ABNT

  3. Conceitos da NBR9050 da ABNT e Desenho Universal

  4. Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Módulo II – APLICAÇÃO DA NBR 9050 NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

  1. Acessos e Circulação

  2. Sanitários

  3. Mobiliário

  4. Equipamentos Urbanos

 

A capacitação será oferecida em 02 (dois) Módulos de 04 (quatro) horas/aula cada, totalizando 08 (oito) horas/aula de atividades que serão ministradas em 01 (um) dia nos períodos tarde e noite. Considera-se 01h/a igual a 50 minutos de exposição.

* Capacitações exclusivas para associados CAU-SP. É obrigatório o preenchimento do campo "número registro no CAU-SP" no ato da inscrição, bem como apresentação do mesmo no dia do evento.

Inscreva-se agora. Vagas limitadas.
arrow&v

Realização:

Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social

Parceria de Fomento: