SANTO ANDRÉ |  CALENDÁRIO 2020

Norma de Desempenho

VAGAS ESGOTADAS
18 e 19/6 Norma de Desempenho
Primeiro Dia:
Noite (19 às 23h) e
Segundo dia:
Tarde: (14 às 18h)
Noite (19 às 23h)
Local: Blue Tree Towers All Suites
Av. Portugal, 1464

A capacitação visa oferecer aos profissionais arquitetos e urbanistas a oportunidade de conhecimento dos temas “desempenho térmico, desempenho lumínico e desempenho acústico” de forma técnica e objetiva, discutindo e apresentando as condicionantes de projeto mais relevantes destacadas na Norma de Desempenho. Esta NBR entrou em vigor a partir de julho de 2013, e desde então passou a ser uma importante ferramenta para a modernização tecnológica das construções brasileiras e para a qualidade das edificações habitacionais, estabelecendo padrões de eficiência.

O CAU/SP vem oferecer esta capacitação no intuito de disseminar o conhecimento das normas brasileiras e conscientizar os profissionais sobre o seu papel em defesa da qualidade das construções.

Aos profissionais que atuam na construção civil, buscando atender às determinações da NBR passam a ter um olhar mais criterioso desde a concepção do projeto, definição de materiais, execução, uso e manutenção do objeto construído. O profissional ao ter acesso a um conhecimento técnico básico sobre o tema, inclusive as implicações legais relativas ao não cumprimento dos normativos legais, além de apresentar os equívocos e descuidos mais comuns que acontecem durante o processo de projeto.

 

Módulo I - Desempenho térmico: análise da NBR 15220 – mapa bioclimático do Brasil e interpretação das diretrizes bioclimáticas para cada zona; leitura da carta solar e o seu uso como ferramenta de projeto; ventilação natural; transmitância térmica dos fechamentos horizontais e verticais.

 

 Módulo II - Desempenho acústico: interpretação das normas  10151 e 10152; ruídos de impacto e ruídos aéreos  presentes em edifícios habitacionais; ruídos urbanos; estratégias de isolamento e amortecimento de ruídos de impacto e aéreos.

 

Módulo III - Módulo Desempenho lumínico (iluminação natural): interpretação das tabelas quantitativas propostas pela NBR 15575 para o desempenho lumínico; interpretação da NBR 15215; definição do fator de luz diurna; influência da tipologia e posicionamento dos caixilhos e cores do ambiente no desempenho lumínico.

 

A capacitação será oferecida em 03 (três) Módulos de 04 (quatro) horas/aula cada, totalizando 12 (doze) horas/aula de atividades que serão ministradas em 03 (três) períodos (noite, tarde e noite). Considera-se 01h/a igual a 50 minutos de exposição.

Realização:

Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social

Parceria de Fomento: